Falar inglês fluentemente se tornou indispensável atualmente, seja por questões profissionais, já que o mercado tem exigido cada vez mais o conhecimento do idioma, ou por questões pessoais, ao tornar a experiência de uma viagem internacional mais rica e agradável.

De acordo com levantamento realizado pela British Council, somente 5% da população brasileira sabe se comunicar em inglês e apenas 1% destes possui algum grau de fluência. Essa deficiência em falar um segundo idioma, o mais falado no mundo, tem sido um empecilho para que profissionais alcancem postos mais elevados em grandes empresas.

Conforme o site de empregos Catho, a diferença salarial entre um profissional com e sem fluência em inglês pode chegar a 70%, o que reflete a importância de aprender a língua para progredir na carreira.

Para ajudar você a evoluir e dominar o idioma, elaboramos 6 dicas que vão impulsionar o seu aprendizado. Confira:

 

1. Reserve horário para estudar todos os dias

Para você aprender inglês de forma rápida e eficaz é preciso muita dedicação e contato diário com o idioma. Isso não quer dizer que seja necessário estudar quatro ou cinco horas por dia, mas é preciso praticar pelo menos uma hora, pois o contato frequente acelera a assimilação.

No momento de organizar o seu estudo, defina algumas metas a serem cumpridas, assim, você vai se sentir motivado a alcançá-las. Caso você tenha dificuldades para fazer o planejamento, faça cronogramas e lembretes em planilhas e aplicativos, por exemplo.

Lembre-se de que seu planejamento deve conter atividades de:

– Listening (Escuta);
– Reading (Leitura);
– Writing (Escrita);
– Speaking (Fala).

 

2. Introduza o inglês à sua rotina

Quem tem a oportunidade de viajar ao exterior para fazer intercâmbio consegue evoluir no aprendizado do idioma mais rapidamente, pela necessidade de se fazer entender no dia a dia.

Entretanto, mesmo no Brasil, é possível tornar o seu contato com o idioma mais frequente. Para isso, é necessário pensar em inglês a todo momento. Veja algumas formas:

– Alterando o idioma para inglês em seu eletrônicos;
– Escrevendo como foi o seu dia, semelhante a um diário;
– Identificando objetos da casa com o nome em inglês e elaborando frases com o termo.

 

3. Leia textos em inglês

Ler textos em inglês é tarefa indispensável e contribui efetivamente para absorver o idioma e entender a gramática inserida em um contexto. Nessa fase, não importa qual o tipo de livro, pode ser gibi, infantil e até os livros comuns mesmo.

Acessar sites de notícias internacionais também é uma ótima opção para acelerar o aprendizado, além de revistas e páginas com assuntos de seu interesse.

 

4. Escute músicas em inglês

Priorize ouvir músicas internacionais neste período de estudo do inglês. Uma forma agradável e prática de estar em contato com a língua, em qualquer lugar, e adquirir vocabulário.

Na seleção de músicas, opte por canções mais tranquilas e com poucas interferências instrumentais, a fim de facilitar a compreensão do que o artista está cantando.

 

5. Assista filmes legendados

Outra forma divertida e agradável de impulsionar o aprendizado é assistir filmes em inglês. Inicialmente, comece com a legenda em português, e, conforme for avançando no idioma, mude para legenda em inglês. Isso também vale para séries e documentários.

 

6. Use a tecnologia

A internet rompeu barreiras e permitiu acesso ao conhecimento, então, utilize-a a seu favor. Além de acessar dicionários e sites em inglês, uma ótima opção é se inscrever em canais no YouTube de nativos do idioma que falam português. Com vídeos didáticos, eles conseguem dar boas dicas e ajudar no estudo da gramática inglesa.