Está estudando na modalidade EAD e quer absorver melhor os conteúdos das aulas? Confira, neste post, 7 dicas de como aproveitar da melhor maneira possível as aulas em EAD e saiba como manter uma boa concentração nos estudos. Acompanhe a leitura:

 

Seja organizado e disciplinado

Muitos alunos que estudam na modalidade EAD cometem o erro de manter uma rotina toda desorganizada. Alunos com esse perfil acabam não priorizam os estudos da forma como deveriam. Veja alguns exemplos:

  • Fazem atividades em qualquer horário;
  • Deixam tudo para a última hora;
  • Perdem prazos de trabalhos;
  • Estudam somente no dia das provas;
  • Entre outras situações que prejudicam o aprendizado.

Claro, no início da faculdade, parece difícil separar os momentos de lazer, trabalho, obrigações na casa e os estudos. Mas você só vai ter um bom aproveitamento das aulas quando souber a melhor forma de conciliar tudo isso.

Sendo assim, ser uma pessoa organizada e disciplinada será um divisor de águas em relação ao seu aproveitamento das aulas em EAD. Pode acreditar!

 

Evite distrações

Outra dica bem bacana no EAD é evitar todo tipo de distração quando estiver estudando. Podemos citar alguns exemplos como:

  • Redes sociais;
  • Conversas em aplicativos;
  • Televisão;
  • Animais;
  • Músicas;
  • Barulhos;
  • Etc.

Tente manter o seu ambiente de estudo o mais silencioso possível e sem nenhuma distração por perto. Assim, suas aulas serão muito mais proveitosas e não irão extrapolar o horário que tem delimitado diariamente para estudar.

 

Faça pequenas pausas

Ficar longos períodos em frente ao computador ou celular pode ser bastante cansativo. Sendo assim, faça algumas pausas durante o seu horário de estudo, como de 30 em 30 minutos, por exemplo.

Você pode aproveitar esse tempo para:

– Tomar um chá ou café;
– Comer uma fruta;
– Fazer alongamentos;
– Etc.

Isso irá lhe ajudar a manter a concentração e não se sentirá tão exausto.

 

Tire as dúvidas com tutores e professores

Muita gente que estuda na modalidade EAD sente-se incomodado de pedir auxílio aos tutores e professores. Mas saiba que eles estão ali para te ajudar e você pode contar com eles sempre que precisar.

Por isso, acione seu tutor/professor sempre que houver dúvidas em relação ao aprendizado. Permanecer com dúvidas pode ser uma situação perigosa, tanto na hora de fazer as provas, quanto futuramente no mercado de trabalho.

 

Participe dos fóruns

No ensino EAD, a interação com outros colegas ocorre por meio de fóruns e atividades em grupo. Desta maneira, aproveite esses momentos para conhecer seus colegas e ter outras opiniões sobre variados temas.

Saber o que os outros pensam e interagir com outros colegas também é uma forma de obter conhecimento.

 

Tenha um cronograma de estudo

Quem deixa tudo para a última hora corre o risco de entregar algo errado ou mal feito. Portanto, se quer aproveitar melhor as aulas em EAD, se organize nas suas tarefas, faça um cronograma de estudos e capriche na execução das suas atividades.

 

Aprofunde o conhecimento

Na modalidade EAD, não basta apenas assistir as aulas e ler os livros indicados pelos professores. Para aproveitar melhor as aulas, o aluno precisa ir além e explorar outras ferramentas que possam fortalecer o entendimento sobre o conteúdo.

Sendo assim, é importante que você complemente seus estudos:

– Assistindo filmes relacionados a matéria;
– Leia muitos livros;
– Consuma notícias diariamente;
– Frequente palestras e workshop;
– Entre outras possibilidades de troca de conhecimento.

Tudo isso irá te ajudar a entender melhor os conteúdos. Além disso, você irá perceber como o tema pode ser aplicada na prática, ou seja, já pensando no mercado de trabalho.