Estamos em um período de isolamento social e recolhimento em nossas casas, em decorrência da pandemia da COVID-19. Sem poder sair do lar para atividades não essenciais, muitas pessoas estão sentindo dificuldades em manter sua rotina de estudos regulada.

 

Ansiedade e distrações

Entre os fatores que mais atrapalham a rotina de estudos de estudantes de cursos EAD na quarentena estão: a ansiedade pela situação atual e as distrações que temos dentro de casa. Conseguir ultrapassar essas barreiras é o que tornará o tempo de estudo mais efetivo e tranquilo enquanto não podemos frequentar outros lugares.

A ansiedade é esperada para o momento em que vivemos. Sem datas previstas para retornar a rotina, é normal ficar preocupado e aflito em relação à nossa organização de vida. Mas é importante conseguir contornar esse sentimento para que o dia a dia siga de maneira produtiva em relação aos estudos de sua graduação online, por exemplo.

Outra questão é a quantidade de elementos que podem nos distrair em casa, como os familiares ou as diversas opções de diversão e entretenimento. Eles são armadilhas para os estudos em cursos online, sejam eles cursos de idiomas ou cursos de graduação EAD.

 

Mantenha o ritmo

É essencial manter o ritmo de estudo regular durante a quarentena. Isso fará os prejuízos trazidos por ela serem minimizados, já que não poderão ser completamente eliminados.

Se todo o conteúdo for deixado de lado, a recuperação do tempo perdido será muito mais custosa e demorada depois que a situação for normalizada. Lembrando que não temos nenhuma previsão de retomada das atividades habituais.

Algumas dicas podem ajudar a manter esse ritmo de estudos tão importante para seguir a vida acadêmica com o mínimo de produtividade:

    – Mantenha seus horários fixos de estudo, seguindo uma rotina regular para realizar seus estudos. Isso ajuda o cérebro a entender que é preciso produzir e diminuir as chances de procrastinação.
    – Tenha um cantinho dedicado ao estudo em casa, evitando locais escuros, barulhentos ou com muitas interferências. Criar um ritual é essencial para manter a regularidade no estudo.
    – Cuide da saúde mental também. Uma armadilha é estudar por mais tempo e perder a noção de horários. Então reserve horários para assistir série, ler livros e conversar com a família. Isso vai descansar sua mente e tornar o estudo mais produtivo quando retomado.
    – Abuse de métodos tecnológicos de estudo, aproveitando o home office forçado. Vale aplicativos, videochamadas com colegas e professores, sites educativos e o que mais ajudar a diversificar os estímulos.

Aproveite nossos cursos EAD gratuitos

Aproveite esta oportunidade de se aprimorar e FAÇA UM CURSO EAD 100% GRATUITO, clicando aqui. São mais de 50 cursos livres para você escolher!

É importante lembrar que podemos usar a quarentena e o tempo em casa para aprimorarmos nossas habilidades de concentração e aumentarmos a nossa capacidade de produzir e estudar. Essas novas adaptações serão muito benéficas quando voltarmos à rotina, melhorando a forma como lidamos com os estudos e com a organização.