Marcela é uma estudante do ensino médio, passando pelo processo de escolha do seu futuro profissional. Ao analisar as opções, ela percebe que as áreas relacionadas com tecnologia estão ainda mais em alta.

Para Marcela, uma boa instituição de ensino precisa preparar seus alunos para lidar com as novas tecnologias, tão presentes no mercado de trabalho.

Em sua pesquisa, ela percebe a enorme influência das inovações digitais no mundo de trabalho. Ela se dá conta de que não entende muito sobre isso.

Se você, assim como a Marcela, quer se preparar melhor para seu futuro profissional, confira abaixo as principais mudanças que a tecnologia impõe aos modelos de trabalho e profissões emergentes.

 

Novas tendências profissionais

Ao mesmo tempo em que algumas profissões foram extintas, devido a substituição da mão de obra do homem pela máquina, o uso das tecnologias também criou outras oportunidades de empregos.

Por exemplo, os softwares de computadores se tornaram comuns em empresas, prática que extinguiu alguns serviços manuais, porém aumentou a demanda de programações.

 

A necessidade de atualização

A nova era do mercado de trabalho exigiu não só atualização dos profissionais, que precisaram se inovar, como também ressaltou a importância de estudo e capacitação por parte dos novos candidatos.

Mesmo em outras áreas de atuação, que não são diretamente ligadas à tecnologia, empresas cobram que seus colaboradores possuam o mínimo de familiaridade com ferramentas digitais.

Por isso, a importância dos estudantes que estão se preparando para o mercado, investirem em cursos que prezem por introduzir o aluno nas necessidades atuais, capacitando-o para os desafios da profissão escolhida.

 

O uso da tecnologia no Home Office

O uso das ferramentas digitais permitiu que as empresas criassem um sistema em que funcionários podem trabalhar de suas casas: o home office, tendência que ganha cada vez mais força.

Essa forma de trabalho permite flexibilidade nos horários e locais de trabalho, porém exige domínio das ferramentas digitais.

 

O uso da tecnologia nas empresas

As inovações digitais já são cada vez mais presentes no meio corporativo, desde o manuseio de softwares de serviços, como atendimentos e controle de caixa, até o uso de mídias em marketing, área que exige constante atualização para acompanhar os avanços.

Além disso, o período da pandemia do novo coronavírus impactou diretamente nos hábitos de uso das tecnologias, que sofreram um aumento significativo.

As empresas precisaram se adaptar e reinventar seu modo de trabalho, contando com o meio digital para sobreviverem à crise e se manterem em funcionamento. Estudos apontam que alguns destes hábitos, mesmo após o fim do período, permanecerão.

 

Mais informações disponíveis

O avanço tecnológico também proporcionou que encontrar informações se tornasse uma tarefa acessível.

Para o mercado de trabalho, isso significa que o profissional precisa estar sempre bem informado, e por dentro de todas as novidades relacionadas com sua área de atuação.

Preparar-se para os desafios da nova era do mercado de trabalho é fundamental para obter sucesso, o que significa estudar e se capacitar para conseguir fazer o melhor uso das ferramentas disponíveis.

Gostaria de mais informações sobre o assunto? Solicite uma Consultoria de Carreira gratuita com um de nossos especialistas!