O processo seletivo online já era uma tendência nas empresas nos últimos anos. No entanto, em virtude da crise do coronavírus, que implicou nas medidas de isolamento social, a utilização deste método cresceu de forma exponencial.

O recrutamento online, que antes implicava em algumas etapas sendo realizadas via internet, agora também está sendo feito de maneira completa no meio digital. É algo que exige adaptação não só das empresas, mas principalmente de você, que está em busca de um lugar ao sol no mercado de trabalho. Afinal, o que se tornou necessário para se destacar em uma seleção online?

Pensando nisso, a gente trouxe as melhores dicas para você arrasar em todas as etapas deste novo processo. Confira!

 

Como largar na frente?

Antes de ir direto ao ponto, é preciso entender como as empresas estão trabalhando o recrutamento digital.

A triagem de currículos, por exemplo, está cada vez mais voltada à testes comportamentais e provas de conhecimento. Isto sem falar que os próprios CVs já são analisados de forma totalmente automatizada, com o auxílio de softwares.

Pensando nisso, o que ajudará você a se destacar é:

 

Ser original

Ao responder um teste comportamental, por exemplo, não necessariamente siga pelo caminho mais óbvio. Mostre sua originalidade, que certamente irá te destacar do restante da concorrência.

 

Estudar sobre a empresa

Entender a missão e os valores da empresa te ajudará a decifrar o perfil de colaborador que ela está buscando. Mas, obviamente, seja sempre honesto nas respostas.

 

Usar palavras-chave no currículo

A triagem automatizada dos currículos normalmente busca por palavras-chave que tenham a ver com a vaga, como termos técnicos, por exemplo. Tenha isso em mente e elabore um CV mais assertivo.

 

Seleção online com videoconferência

Outra tendência de seleção online durante a pandemia é a aplicação de videoconferências, ou seja, as entrevistas por vídeo.
Da mesma forma que uma entrevista presencial, ela também exige uma preparação específica. Algumas dicas para causar uma excelente impressão:

 

Cuidado com o cenário

O ‘plano de fundo’ da sua entrevista pode reforçar características positivas buscadas pelas empresas, como a organização, por exemplo. Isto é, preze por um cenário bem iluminado, silencioso e com objetos que façam sentido no ambiente.

 

Atenção aos equipamentos

Certifique-se que sua internet e conexão de áudio estejam funcionando da melhor maneira, de forma que a sua performance não seja prejudicada. O ideal é fazer testes pelo menos um dia antes da entrevista (a mesma dica vale para o cenário).

 

Vista-se adequadamente

Não é porque você está em casa que a vestimenta deve ser de qualquer maneira, não é mesmo? A apresentação pessoal continua sendo um fator preponderante. Lembre-se: a primeira impressão é sempre a que fica!

 

Prepare-se da melhor maneira

Esteja pronto para responder de forma assertiva às perguntas sobre sua vida pessoal e profissional. Quanto mais segurança passar, maiores são suas chances!

Viu que não é um bicho de sete cabeças? Agora que você está ainda mais pronto para se destacar em um recrutamento online, conquiste sua independência financeira e invista no seu futuro!