Manter os filhos interessados nos assuntos da escola ou faculdade é uma tarefa desafiadora para qualquer família. Na fase escolar, de modo geral, eles possuem muita dificuldade em focar e qualquer coisa é capaz de tirá-los da atividade.

Vamos conhecer algumas dicas que vão ajudar a contornar a falta de interesse dos filhos. Mas, antes, é preciso identificar quais são as causas desse problema. Nem sempre é fácil conseguir perceber o que está afetando o foco deles.

 

Causas do desinteresse

O estímulo é fundamental para que qualquer pessoa continue em suas atividades, e com os filhos em idade escolar não é diferente. As principais causas do desinteresse estão relacionadas à falta de estímulos que incentivem e motivem.

Existem vários tipos de estímulos. Um deles está relacionado ao próprio prazer de realizar a atividade, como a curiosidade ou interesse pelo tema. Mas, também existem estímulos externos, como recompensas e vantagens quando se realiza determinada tarefa a curto e longo prazo.

 

Dicas para aumentar a motivação

Existem algumas estratégias que podem aumentar a disposição e o interesse do seu filho (ou de qualquer outra pessoa), elas podem ser fundamentais na hora de contornar essa situação.

 

Determine objetivos de longo prazo e curto prazo: Criar desafios e metas pode ser um estímulo enorme, pois desperta a competitividade e a motivação. É importante, entretanto, que os objetivos sejam possíveis e realistas, pois o contrário poderá piorar a situação.

 

Pense em como você se comunica: Usar palavras que jogam os filhos para baixo certamente não irá ajudá-los a se motivar. É importante demonstrar verbalmente o apoio e a confiança no que eles fazem para que eles se sintam capazes.

 

Seja específico: Muitas vezes, é difícil manter a motivação quando a razão pelas quais as atividades precisam ser feitas são distantes ou pouco concretas. Então, fuja de justificativas abstratas e inatingíveis e prefira benefícios mais reais para que seu filho se foque melhor. Por exemplo, ganhar o direito de fazer jogos após completar uma atividade.

 

Mantenha sempre o assunto presente: Quer que seu filho se sinta mais estimulado na escola? Pergunte sobre como as coisas vão. Deixe o tema sempre presente nas conversas do dia a dia.

 

Não o compare a outro, e sim com o seu passado: evite fazer comparações de desempenho entre seu filho e os demais colegas ou irmãos, isso não ajuda em nada na motivação. Prefira mostrar como o esforço dele está gerando melhorias em relação ao seu desempenho no passado.

 

Conheça nossos cursos

Manter a motivação pode não ser fácil, mas com cursos bem planejados e com professores preparados fica muito mais fácil. Conheça nossos Preparatório para Escolas Técnicas (ETECs) e Cursinho ENEM + Inglês tanto EAD quanto presenciais.