Manter uma rotina saudável é importante não somente para a saúde de seu corpo, mas também de sua mente. Com hábitos saudáveis você estará estimulando o seu cérebro e, consequentemente, alcançará melhores resultados nos seus estudos para o ENEM. Conheça, a seguir, algumas formas de se manter saudável e chegar a um excelente resultado nessa importante prova nacional.

 

Cuidados com a alimentação

Muitas vezes estamos tão focados nos estudos que nos esquecemos de comer. Esse é um erro muito grave, considerando que a falta de uma alimentação regular atrapalha na concentração. Por não receber o alimento, o cérebro não possui energia suficiente para concentrar e enviar as informações correspondentes aos estudos.

Mas não basta comer qualquer coisa, é preciso se alimentar de forma saudável. Invista em alimentos que possuam nutrientes capazes de turbinar o cérebro, tais como sementes, legumes, peixes, ovos e diversos tipos de frutas, principalmente as frutas vermelhas. O cacau, presente nos chocolates, também é uma excelente opção – não se esqueça de levar a sua barrinha para a prova!

 

Beba muita água

Todos sabem que o nosso corpo funciona como um perfeito mecanismo: se há algo de errado em alguma parte, outras serão afetadas. A falta de água no organismo não só impede que os órgãos realizem as suas funções com qualidade, como também diminui a capacidade de resposta do cérebro, diminuindo a velocidade com que ele processa as informações que recebe. Então, mantenha a sua garrafinha de água sempre por perto.

 

Durma o suficiente

Esqueça aquela história de “varar a noite” estudando. O descanso é essencial para manter o seu cérebro alerta na hora do ENEM. Sem aquela letargia, consequência de noites insones, você conseguirá ficar mais focado, irá melhorar sua memória e sua capacidade de lidar com o estresse, sempre presente na hora de realizar algum exame.

 

Pratique exercícios

Ao estudar, em preparação para exames como o ENEM, costuma-se passar muito tempo sentado. No entanto, movimente-se! Apesar de uma coisa aparentemente não estar ligada à outra, a prática de exercícios é capaz de aperfeiçoar a memória, melhorar a qualidade do sono (o que ajuda na concentração) e reduzir o estresse.

 

Abstenha-se de vícios

O consumo de álcool e outras substâncias psicoativas prejudica o sistema nervoso central do corpo, trazendo efeitos neurológicos e psicológicos. Ainda, provoca sonolência, o que deixa o cérebro mais lento. Portanto, evitar essas substâncias também pode auxiliar o cérebro na hora de estudar para o ENEM.

 

Tire um tempo para si mesmo

De vez em quando, tente tirar um tempo para você mesmo. A pressão de estudar com uma data tão apertada pode “congestionar” o cérebro, provocando os tão famosos “brancos” que todo estudante já enfrentou durante os simulados e a prova.

Parte de ter hábitos saudáveis também é relaxar e encontrar um tempo para aproveitar a vida com coisas que você gosta, como escutar uma boa música. Para isso, obviamente, você precisa ter organizada uma rotina estudos que não estenda mais do que é considerado benéfico.

Agora você já sabe como se manter saudável para estudar. Para garantir um excelente desempenho nos estudos e aprender todas as técnicas de prova para se sair muito bem na prova, conheça nosso Cursinho ENEM aqui.