Especialização em uma determinada área é o destino daqueles que desejam se tornar referência em um assunto, sendo assim, mais atrativos para o mercado de trabalho.

Entretanto, fica a dúvida entre qual a melhor opção quando pensamos em expertise em várias áreas, que torna o profissional também interessante.

 

O que é a expertise?

O termo inglês expert é usado em nossa língua para determinar quem tem habilidade ou conhecimento sobre algo. Portanto, expertise é ter conhecimento e competência em um assunto, área, enfim.

Normalmente, são características obtidas pela prática, experiência ou pelo estudo individual.

 

O que é a especialização?

No meio acadêmico, a especialização é quando o profissional decide subir mais um degrau na sua área.

Após a graduação, é possível fazer um curso de especialização, sendo o mínimo de 360 horas o mínimo de duração. O profissional segue em direção a abordagens que sejam relacionadas à sua área.

 

Diferenças entre expertise e especialização

A maior discrepância entre essas duas classificações de conhecimento em uma área é a formalidade do aprendizado. Especialização é baseada em um parâmetro.

Já a expertise, é uma nomenclatura que abrange a característica de um indivíduo detentor de competências, por exemplo, alguém que possui conhecimento em programação por ser autodidata.

 

Problema de ter expertise em várias áreas

Quando nos dedicamos a obter conhecimento e habilidades sobre várias áreas corremos o risco de ter menos valor no mercado. Isso porque as empresas procuram pessoas habilitadas a ocupar cargos cada vez mais específicos em sua equipe.

 

Vantagens de se preparar para uma área especializada

Por outro lado, se especialista implica que há no mínimo uma graduação e um curso no currículo do candidato. Assim, se torna mais indicado a um cargo, pois a divisão de tarefas administrativas indica a necessidade de muitos empregados com conhecimentos específicos.

Quando nos dispusemos a fazer um curso de especialização, podemos não apenas acrescentar valor ao currículo, como também abrir a rede de contatos de nossa área de atuação. Além disso, atualizamos nossos conhecimentos e abrimos novas portas para trabalho.

Para aqueles que já estão empregados, pode ser a chance de alcançar melhor remuneração, além de trazer maior credibilidade e confiança no trabalho.

 

Como escolher entre ser expert em várias áreas ou fazer especialização

Como vimos, são dois lados diferentes da moeda, que podem ser ou não melhores a depender do que você deseja para sua carreira. Aos que alçam altos voos em grandes corporações, a especialização pode contribuir para abrir as portas desejadas.

Entretanto, pessoas em algumas situações, como pequenos empresários, que são expert em várias áreas podem dar conta de crescer sua empresa justamente por terem essa característica.

São contextos diversificados, por isso oferecemos uma gama de cursos, especializações, pós-graduação, a fim de que você consiga ir em busca daquilo que mais se encaixa na sua demanda.

Independentemente se você quer ser um expert em várias áreas ou quer uma especialização, confira nossos cursos disponíveis na modalidade EAD e torne o seu currículo mais atraente para o mercado!