A educação à distância é uma realidade do ensino brasileiro e do mundo nos tempos em que estamos vivendo. Os cursos on-line são uma modalidade de aulas que está ao alcance de grande parte da população. Assim como os presenciais, nos cursos EAD, a memorização do conteúdo é essencial. Dessa forma, técnicas para a memorização do conteúdo aprendido é uma ferramenta que garante o melhor aproveitamento das horas de estudo.

 

Primeira etapa

Um dos truques para facilitar a memorização dos conteúdos EAD é cuidar do corpo e do ambiente de estudo. Dessa forma, é possível criar as melhores condições para o aprendizado.

– Durma bem (cerca de 8 horas por noite) e tenha uma dieta saudável.
– Antes de começar a estudar, dê preferência a alimentos mais leves.
– Esqueça as outras preocupações diárias e se concentre nas aulas.
– Escolha um ambiente organizado e sem distrações. Deixe à mão apenas os itens necessários, desligue celulares e televisão e se desconecte das redes sociais.

 

Ler em voz alta

Os conteúdos já foram apresentados nas aulas e agora chegou o momento de estudar os temas abordados. Um dos truques mais simples, para facilitar a memorização do conteúdo, é ler as informações em voz alta.

De acordo com estudos realizados, ficou comprovado que o ser humano mantém informações ouvidas por mais tempo do que aqueles dados apenas vistos.

 

Marcar partes importantes

Enquanto estiver fazendo as leituras do seu material de estudo, outro truque de memorização de conteúdo é grifar as partes dos textos que considerar mais importante para o seu aprendizado.

As partes grifadas vão agilizar e facilitar a revisão dos conteúdos. Além disso, transformam um texto muito grande em pequenos pedaços chaves, mais simples de serem memorizados do que o material completo.

 

Explique o tema para alguém

Outra forma de utilizar a voz como ferramenta de memorização de conteúdo é explicar o assunto para outra pessoa. Isso porque, para apresentar o tema, você precisa organizar os dados e separar aquelas informações que merecem ser contadas.

 

Resumo

Nem todos as pessoas gostam de estudar em voz alta, mas isso não é um problema para a memorização de conteúdo. Outro truque é a elaboração de resumos. Esses textos curtos devem ser escritos com suas próprias palavras e explicam o que você entendeu sobre o assunto abordado.

Durante a criação de resumos é possível identificar os pontos que ainda geram dúvidas e, assim, permitem que você se aprofunde nessas questões.

 

Esquemas

Além dos resumos, um ótimo truque para a memorização de conteúdo é a elaboração de esquemas explicativos. Nesse sistema de organização é possível conectar os assuntos e entender melhor as relações entre as informações de cada tema.

Por último, outra técnica de memorização é assistir filmes, séries e/ou documentários que abordem o tema que está sendo estudado. Assistir conteúdos relacionados ajuda a criar relações entre informações e relembrar dados que já foram vistos em sala de aula.