Você sabia que existem formas diferentes de aprender? Nem todas as pessoas absorvem o conteúdo estudado da mesma maneira. E essa é uma característica natural do indivíduo.

Conheça agora os três estilos de aprendizagem e suas características e descubra qual deles tem mais a ver com o seu jeito de estudar e aprender.

 

Estilos de aprendizagem: visual, auditivo e cinestésico

Você é daquelas pessoas que precisam ver e rabiscar para entender algo? Prefere usar recursos audiovisuais durante as aulas ou sente falta mesmo é de um conteúdo mais prático?

Conheça as particularidades de cada perfil e veja onde você melhor se encaixa.

Visual

Pessoas que tem o perfil visual têm mais facilidade de aprender algum conteúdo quando estimulam a visão. Precisam de concentração para não perder o foco, pois costumam se distrair rapidamente.

Recursos que facilitam o aprendizado de quem tem o perfil visual são:

  • Gráficos
  • Diagramas
  • Infográficos
  • Ilustrações
  • Animações
  • Textos
  • Slides

São pessoas que precisam fazer anotações, escrever durante a aula, desenhar, fazer resumos, fichamentos, esquematizar etc. Só assim sentem que aprendem de verdade. Tudo que exija a concentração visual do estudante facilita os seus estudos.

Auditivo

Um estudante que tem o perfil auditivo aprende melhor quando estimula a audição. Ouvir o que as pessoas estão dizendo é o ideal para fixar o conteúdo. Para isso, também é muito importante estar em um local silencioso e tranquilo.

Para facilitar o aprendizado, o estudo pode ser realizado por meio de, por exemplo:

  • Videoaulas
  • Podcasts
  • Audiolivros
  • Gravações das aulas da faculdade

Outra técnica é repetir em voz alta o conteúdo que precisa aprender.

Para potencializar a concentração ou dar um ânimo para começar a estudar, a música também é uma perfeita aliada.

Cinestésico

Quem tem o perfil cinestésico não se contenta apenas em ver ou ouvir o conteúdo, precisa tocar, sentir mais de perto. Geralmente, são aquelas pessoas que gostam de pôr a mão na massa mesmo. Em casa, podem ser vistas andando pelo quarto enquanto leem.

São indivíduos mais elétricos, gestuais, que não gostam de ficar parados e aprendem melhor na prática, com movimentos.

Por isso, costumam gravar aulas para não perder nenhum gesto do professor, preferem estudos em laboratórios, desenvolvendo projetos, maquetes. Gostam de:

  • Viagens
  • Excursões
  • Trabalhos de campo

Quando crianças, os estudantes desse perfil adoram blocos de montar, quebra-cabeças, massas de modelar e outros brinquedos do tipo.

Para um estudo ser mais proveitoso, é importante que o estudante saiba fazer pausas e descanse a mente e o corpo para continuar produzindo com qualidade.

 

Como saber o seu perfil de aprendizagem?

A prática é a melhor maneira de saber a qual perfil você pertence. O ideal é experimentar diferentes recursos de aprendizagem até perceber qual deles facilita os seus estudos. E nada impede que você recorra a mais de uma maneira de aprender.

Saber mais sobre os estilos diferentes de aprendizagem é muito importante, porque muitos alunos se sentem culpados por não se adequarem à maioria das técnicas tradicionais de ensino.

Precisam de mais estímulos para aprender, mesmo que para outras pessoas aquilo pareça sem sentido.

Depois que descobrir de que forma você assimila melhor o conteúdo e guarda as informações recebidas, será muito mais fácil evoluir nos seus estudos. E os benefícios são válidos por todas as etapas da sua vida como Conclusão do Ensino Médio, Faculdade EAD ou Escolas Técnicas.